Por que fazer esse curso?

Existem diversas demandas relacionadas ao projeto de jogos digitais, desde a possibilidade de criação de jogos para web e plataformas móveis de forma independente até a execução de projetos de jogos voltados para publicidade e educação, entre outros. O Brasil é hoje um dos 6 maiores mercados mundiais de games e a procura por profissionais capazes de trabalhar nessa área só tem aumentado nos últimos anos.

Os jogos em HTML5 têm a vantagem de rodar em qualquer sistema operacional e dispositivo, sem a necessidade de passar pela aprovação de lojas proprietárias, com fácil difusão e alcance.

O que eu preciso saber?

Nossa recomendação é que você assista primeiro os módulos de Introdução à lógica de programação e Introdução à linguagem de programação PHP, nesta plataforma, antes de iniciar este curso. Os módulos de HTML5 e de Edição e tratamento de imagens não são pré-requisitos obrigatórios. Porém, os conhecimentos e habilidades que podem ser adquiridos neles são bastante úteis também para o aproveitamento deste curso. Para desenvolver as atividades práticas, será preciso que você tenha acesso a um computador no qual possa configurar um servidor web.

Dificuldade: intermediária

Estrutura do Curso

Vídeoaulas

Testes online

Leitura de material didático de apoio

Atividades individuais de aplicação

Resumo

Esse curso tem por objetivo apresentar alguns dos fundamentos teóricos do processo de concepção e construção de jogos digitais. Além disso, o curso também oferece uma introdução à prática do desenvolvimento de jogos em plataforma baseada em HTML5 e javascript. As duas linguagens podem ser aplicadas na web e em dispositivos móveis, permitindo assim a construção de jogos para rodar em computadores, smartphones e tablets.

Instrutor

Ricardo Nakamura

Ricardo Nakamura é professor da Universidade de São Paulo (USP), no departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica. Com graduação, mestrado e doutorado pela mesma instituição, ele desenvolve pesquisa nas áreas de jogos digitais e realidade aumentada, com enfoque nas relações entre as tecnologias interativas e a experiência de usuário. Leciona para alunos de graduação em Engenharia de Computação e Design da USP, incluindo uma disciplina sobre design e programação de games. Também atua no programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica da USP. Integra a comissão especial de jogos e entretenimento digital (CE-Jogos) da Sociedade Brasileira de Computação. Em 2013, foi um dos organizadores da primeira sede da USP da Global Game Jam e também foi co-organizador do XII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.