Por que fazer esse curso?

Nas últimas décadas, o desenvolvimento e a comercialização de jogos eletrônicos e de produtos, físicos ou virtuais, relacionados a esses jogos têm se tornado uma atividade econômica de grande importância no cenário mundial, tendo há anos ultrapassado, por exemplo, o faturamento de indústrias há muito consolidadas, como a indústria de cinema de Hollywood. O Brasil ainda responde por uma parcela relativamente pequena desse faturamento mas esse mercado tem crescido muito no país, acima do crescimento da economia como um todo, e mostra potencial de crescimento ainda maior, tendo atraído investimentos cada vez maiores tanto do governo como de investidores e empreendedores privados. Além disso, jogos eletrônicos têm se afirmado cada vez mais como uma forma de expressão artística e cultural e tem aplicação em diversas áreas, não só para entretenimento, como também, por exemplo, para educação e treinamento, propaganda, entre outras. Nesse contexto, a programação de jogos mostra-se não só como uma excelente forma para aperfeiçoar o conhecimento de programação como permite a entrada nesse grande e crescente mercado e os conhecimentos adquiridos no curso devem ser aplicáveis a jogos desenvolvidos em uma grande variedade de dispositivos (computadores, tablets, smartphones, consoles...) e com diversas finalidades possíveis, como as já mencionadas áreas de entretenimento, educação, treinamento, propaganda etc.

O que eu preciso saber?

Este curso é voltado para alunos ou profissionais das áreas de tecnologia da informação ou design com conhecimentos prévios de programação e que se interessa pelo desenvolvimento de jogos eletrônicos. O conhecimento prévio de programação e da linguagem Javascript, além de noções de orientação a objetos, são pré-requisitos imprescindíveis para o acompanhamento desse curso, na forma como está estruturado.

Dificuldade do curso: Intermediária

Estrutura do Curso

O curso será dividido em 8 aulas, sendo cada aula organizada e dividida em capítulos conforme a necessidade do assunto trabalhado na forma de:

● Vídeo aulas
● Testes e atividades online
● Exercícios individuais de aplicação
● Leitura de material didático de apoio

Resumo

O objetivo desse curso é apresentar os elementos principais que compõem um jogo eletrônico e algumas das principais técnicas para a manipulação desses elementos, de forma que os alunos possam começar a desenvolver seus próprios jogos. As considerações teóricas serão acompanhadas pelo desenvolvimento de exemplos práticos que, ao longo do curso, resultaram no desenvolvimento de um jogo simples, em duas dimensões, visando facilitar o aprendizado e aumentar a motivação dos alunos. Um engine de jogos gratuito, já usado em outros cursos (como no curso de Design de Jogos) será usado como apoio, e a linguagem de programação usada no curso será Javascript.

Instrutor

João Bernardes

João Luiz Bernardes Júnior é Doutor em Ciências, na área de Sistemas Digitais, Mestre em Engenharia e Engenheiro, graus obtidos na Escola Politécnica da USP em 2010, 2004 e 1999, respectivamente. Atualmente é professor doutor em regime de dedicação integral à docência e pesquisa no curso de sistemas de informação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, onde desenvolve pesquisa na área de interação em 3D e suas aplicações em jogos eletrônicos e educação. Permanece membro do Laboratório de Tecnologias Interativas da USP, onde foi membro fundador de um dos grupos de pesquisa na área de jogos do Brasil. Trabalha com desenvolvimento de software e com atividades de pesquisa desde 1995, atualmente com foco em interação humano-computador e computação Gráfica (incluindo análise, processamento, síntese de imagens). Anteriormente atuou também na área de simulação de sistemas dinâmicos, tendo como principal aplicação a exploração offshore de petróleo. Tem experiência de ensino em níveis de graduação e pós-graduação desde 2002, em instituições públicas e privadas, nas áreas de computação e engenharia.