Por que fazer esse curso?

Os Bancos de Dados são empregados na maioria das aplicações corporativas e Web, em simples e complexos sistemas administrativos. Além disso, a linguagem SQL é um padrão na indústria de software e é utilizada pela maioria dos fornecedores de sistemas gerenciadores de bancos de dados. Banco de dados e SQL são, portanto, conhecimentos indispensáveis para diferentes profissionais da área de computação.

O que eu preciso saber?

Para acompanhar este curso é necessário que você tenha noções básicas de informática, familiaridade com navegação Web e um entendimento básico de gerenciamento de arquivos e pastas. Para os exercícios práticos, você precisará ter um computador com permissão de instalação de programas que serão utilizados ao longo do curso. Os softwares necessários são o MySql Server e o MySql Workbench.

Dificuldade: iniciante

Estrutura do Curso

Aulas expositivas, demonstração da instalação e uso dos sistemas de bancos de dados, exercícios práticos no computador do aluno, questionários de verificação de pontos teóricos, leituras na bibliografia recomendada e exercícios de aplicação dos conceitos e técnicas apresentados.

Resumo

Este é um curso para quem quer se familiarizar com os conceitos básicos e algumas das teorias do universo dos bancos de dados (BD). Os bancos de dados são fundamentais no desenvolvimento de diversos tipos de softwares, inclusive aplicações Web. Aqui trabalharemos com uma das ferramentas mais conhecidas da área: o MySql. Veremos também como projetar um banco de dados relacional, o ambiente cliente-servidor, a linguagem SQL e seus principais comandos, tipos de dados, índices, relacionamento entre tabelas, utilização de sub-consultas, introdução a alguns recursos avançados, transações, visões, procedimentos armazenados, gatilhos e outras funções definidas pelo usuário.

Instrutor

Wesley Seidel

Wesley Seidel Carvalho é mestre em Ciência da Computação, graduado em Matemática e especialista em banco de dados. Atualmente, divide seu tempo nos trabalhos em duas empresas em que é sócio fundador: na gerência de projetos que utilizam bases de dados públicos e privados e no desenvolvimento de sistemas especializados em processamento de linguagem natural. É usuário, entusiasta e desenvolvedor de softwares livres.