Por que fazer esse curso?

O curso de Introdução a Lógica de Programação é fundamental para quem almeja atuar como programador de computadores. Os conhecimentos adquiridos no curso serão base para o aprendizado de outras linguagens de programação, tais como, Java, C, ou JavaScript. Um bom programador é aquele que, antes de conhecer uma linguagem específica e a sua sintaxe, conhece a lógica por trás das operações.

O que eu preciso saber?

É necessário que o interessado possua conhecimentos básicos de navegação e pesquisa na Web, assim como domine os recursos elementares de algum sistema operacional como Windows, MAC ou Linux (tais como copiar, colar, salvar, criar e organizar pastas).

Dificuldade: Iniciante

Estrutura do Curso

Aulas expositivas, demonstração do uso das ferramentas, exercícios práticos no ambiente de um servidor Web, questionários de verificação de pontos teóricos, bibliografia recomendada e leituras e tarefas extras que auxiliam o aluno na construção de repertório e portfólio.

Resumo

O principal objetivo dessa disciplina é desenvolver o raciocínio lógico para escrever programas de computador, ou seja, exercitar a lógica de programação. O curso será desenvolvido de forma prática com a utilização da ferramenta Portugol Studio. Serão abordados os seguintes tópicos:

  • Introdução a programação de computadores;

  • Algoritmos;

  • Técnicas de interpretação de enunciados de problemas;

  • Estruturas sequenciais (entrada, processamento e saída de dados);

  • Estruturas de decisão;

  • Estruturas de repetição;

  • Vetores unidimensionais e bidimensionais;

  • Modularização (funções e procedimentos).

Instrutores

Edson Pimentel

Edson Pinheiro Pimentel é doutor em Engenharia Eletrônica e Computação pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e atualmente é Professor Adjunto da UFABC (Universidade Federal do ABC). Atua como docente no ensino superior desde 1994 e desenvolve pesquisas na área de Informática na Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: Educação a Distância, Sistemas Adaptativos, Ensino de Algoritmos, Avaliação e Acompanhamento da Aprendizagem, Objetos de Aprendizagem, Tecnologias Assistivas na Educação e Mineração de Dados na Educação.

Juliana Braga

Juliana Cristina Braga é doutora em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2004), mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2000) e graduada em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa (1997). Atua principalmente nos seguintes temas relacionados a área de Computação: Informática na Educação, Interação Humano Computador, e Computação Aplicada. Atualmente é pesquisadora e professora da UFABC (Universidade Federal do ABC) e uma das líderes do grupo de pesquisa INTERA - Inteligência em Tecnologias Educacionais e Recursos Acessíveis.