Por que fazer esse curso?

O conteúdo do curso é imediatamente aproveitável para profissionais e estudantes interessados em produzir conteúdo e sistemas para a Web.

O que eu preciso saber?

Para acompanhar este curso nós recomendamos que você já tenha estudado HTML5 e Introdução ao Banco de Dados. Os dois cursos estão publicados nesta plataforma. Se você tiver feito pelo menos 50% de cada um deles, já é suficiente.

É imprescindível que você tenha acesso a um computador no qual possa configurar seu ambiente de desenvolvimento, instalando pelo menos o interpretador de PHP e um servidor Web. Você encontrará muito mais facilidade na prática de programação se puder usar um editor especializado para código, tal como o Notepadd++ (Windows), o Sublime (Windows, Mac, Linux) ou o Gedit (Linux).

Dificuldade do curso: Iniciante

Estrutura do Curso

Aulas expositivas, demonstração do uso das ferramentas, exercícios práticos no ambiente de um servidor web, questionários de verificação de pontos teóricos, bibliografia recomendada e leituras e tarefas extras que auxiliam o aluno na construção de repertório e portfólio.

Resumo

O curso apresenta os conceitos básicos de programação numa abordagem prática. Os alunos podem experimentar diretamente a linguagem PHP e explorar os conceitos produzindo conteúdo Web a partir de servidores Web e bancos de dados. No curso, são apresentadas ferramentas e bibliotecas populares construídas e compartilhadas pela comunidade do software livre para enriquecer a experiência de desenvolvimento em PHP.

Instrutor

Capi Etheriel

Capi Etheriel contribui com comunidades de software livre desde 2009, com foco em tecnologias livres para a Web. É tutor na Rodada Hacker, uma oficina imersiva para transformar garotas e mulheres em novas programadoras. Integra a trupe do Ônibus Hacker, um laboratório itinerante de projetos e conhecimentos colaborativos, e trabalha na comunidade Transparência Hacker, pelos dados abertos e transparência do governo. Além disso, desenha jogos de tabuleiros na Quequeré Jogos.